Bíblia e evangélicos são alvos de deboche em desfile de Carnaval no Rio

  • 16/02/2026
Bíblia e evangélicos são alvos de deboche em desfile de Carnaval no Rio
Bíblia e evangélicos são alvos de deboche em desfile de Carnaval no Rio (Foto: Reprodução)

No último domingo (15), evangélicos foram alvo de escárnio durante o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio de Janeiro. Ao estrear no Grupo Especial do Carnaval, a escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e exibiu famílias representadas em latas de conserva com “Bíblias” nas mãos.

Com o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o enredo apresentado na Marquês de Sapucaí exibiu alegorias e alas que retrataram momentos da trajetória política do petista.

Durante o desfile, uma ala retratou os evangélicos como “neoconservadores em conserva”. Os integrantes usavam fantasias de latas, com o desenho de uma família formada por pai, mãe e dois filhos. Alguns também seguravam um livro vermelho com uma cruz dourada na capa, em alusão à Bíblia.

Na mesma ala, também foram incluídos um fazendeiro ligado ao agronegócio, uma mulher rica e defensores da ditadura militar. A escola colocou todos esses grupos lado a lado na mesma alegoria, associando-os ao que chamou de “neoconservadorismo”.

🥫 Homenagem a Lula teve evangélicos em lata de conserva💃 A escola de samba Acadêmicos de Niterói estreou neste domingo (15.fev.2026) no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o enredo “Do alto do… pic.twitter.com/AAG9A2QdOe

— Poder360 (@Poder360) February 16, 2026

Lula se tornou o primeiro presidente no exercício do mandato a ser tema central de um desfile de escola de samba no Carnaval. Ele acompanhou a apresentação de perto, ao lado de ministros e aliados, em um camarote cedido pela Prefeitura do Rio.

Fundada em 2018, a Acadêmicos de Niterói foi alvo de diversas críticas nas redes sociais após a apresentação. O desfile fez parte da programação oficial do Carnaval do Rio e foi transmitido ao vivo para todo o país.

Após a polêmica, oposição vai à Justiça contra o desfile

Partidos e políticos de oposição ao presidente Lula reagiram ao desfile. O partido Novo entrou com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão do repasse de R$ 1 milhão à Acadêmicos de Niterói, valor destinado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Segundo o portal Poder 360, a área técnica do TCU se manifestou a favor de barrar os recursos. No entanto, a decisão final ficou com o relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, que negou o pedido e manteve o repasse.

Damares Alves e Kim Kataguiri — a senadora (Republicanos-DF) e o deputado federal (União Brasil-SP) também acionaram a Justiça contra o presidente por causa do enredo da escola. No entanto, as ações foram rejeitadas pela Justiça Federal.

Além disso, o partido Novo e o deputado Kim Kataguiri ingressaram com um pedido para proibir o desfile. A liminar foi negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte seguiu o voto da relatora do caso, ministra Estela Aranha, indicada por Lula ao cargo.

‘A fé cristã foi exposta ao escárnio’

Nas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira comentou o episódio e criticou o ataque aos cristãos:

“Calma, a esquerda não odeia a família conservadora, não. É tudo conspiração. Lembre-se disso na hora de votar este ano, evangélico. Observação: a Globo está colocando como ‘crítica’, mas, se fossem cristãos fazendo essa crítica contra qualquer outra religião, seria a terceira guerra mundial”.

Michele Bolsonaro, declarou: “A fé cristã foi exposta ao escárnio em nome da cultura travestida de politicagem. Dizem que o país é laico, mas laicidade não autoriza zombaria, nem humilhação. O que foi apresentado era conhecido, foi permitido e feriu milhões de brasileiros. Já imaginou se fosse ao contrário?”.

Por fim, Michele pediu que a Frente Parlamentar Evangélica se posicione publicamente e não se cale diante do ataque aos cristãos.

“Deus, na sua soberania, permite que cada um revele aquilo que carrega no coração. A verdade sempre vem à luz e, no tempo certo, separa o joio do trigo. Que a Frente Parlamentar Evangélica repudie esse escárnio”, concluiu.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/biblia-e-evangelicos-sao-alvos-de-deboche-em-desfile-de-carnaval-no-rio.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes